Seminário “Consciência além da morte: da tradição à ciência”

Neste seminário realizado por José Ramos os participantes tiveram oportunidade de conhecer as tradições de antigas culturas onde podemos encontrar a crença na continuidade de uma consciência após a morte. Duas obras importantes, o “Livro dos Mortos Tibetano” e o livro “Saída da Alma à Luz” (conhecido como “Livro dos Mortos Egípcio”), descrevem detalhadamente essa vivência pós-morte. Com entrada na era do Racionalismo moderno, principalmente a ocidente, rejeitou-se qualquer possibilidade da continuidade dessa consciência após a morte do corpo físico, já que se considerava que todos os fenómenos da natureza humana eram processos bioquímicos.
DSC06476
Uma revolução no novo olhar pós-racionalismo gera um aceso debate: Será a consciência produzida pelo cérebro ou este será um suporte para a manifestação da consciência? O número cada vez maior de relatos de “experiências próximas da morte” e o interesse que têm gerado na investigação, revelam caminhos extraordinárias para o maior conhecimento da consciência, a par de nos levarem a olhar novamente, mas de um modo totalmente diferente, esses antigos relatos da viagem da consciência após a morte.
Trata-se de uma verdadeira revolução do olhar sobre a Vida e o ser humano, podendo esta nova visão mudar completamente os paradigmas da sua ação e mesmo construção civilizatória?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *