Visita Cultural ao Castelo de São Jorge

castelo_sao_jorgeNo passado dia 6 de Julho, a Nova Acrópole organizou uma visita cultural ao Castelo de S. Jorge. A visita foi conduzida pela investigadora e Historiadora de Arte Ana Cristina Simões.

O périplo foi iniciado junto à Igreja de Santo António, Ana Cristina começou por descrever, brevemente, a história de Lisboa desde a sua fundação mítica por Ulisses, até aos nossos dias.

Seguidamente, analisou-se alguns dos pontos mais importante do pórtico da Sé. O percurso continuou a pé, passou pelo Limoeiro, onde Ana Cristina explicou o importante episódio, da morte do Conde de Andeiro, e a sua importância histórica. A paragem seguinte foi, nas Portas do Sol, junto à estátua do Santo Padroeiro de Lisboa, São Vicente. Onde foi contada a história deste santo e alguns dos seus aspectos simbólicos. O percurso continuou até ao Castelo de São Jorge, e aqui foram visitados alguns pontos chaves, nomeadamente os vestígios do antigo Paço da Alcáçova e o Castelejo. A jornada encerrou no topo da muralha, com a leitura de dois poemas de Fernando Pessoa, Ulisses e Mar Salgado.

 

Equipa de Redacção da Nova-Acrópole de Lisboa

MM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *