Dia Mundial da Filosofia

aristoteles_dmfA Nova Acrópole de Lisboa comemorou, no passado dia 17 de Novembro, o Dia Mundial da Filosofia, instituído pela UNESCO, em parceria com a Nova Acrópole de Oeiras-Cascais.

Neste contexto, realizou-se no Museu da Farmácia, em Lisboa, um colóquio com o título de “Aristóteles e a Felicidade”, dando continuidade à declaração da UNESCO de 2016 ser o “Ano de Aristóteles”, em virtude da comemoração dos 2400 anos do seu nascimento.

A sessão contou com a presença da Representante da UNESCO, Dra. Elizabeth Silva, que leu uma mensagem da Diretora da UNESCO, a Dra. Irina Bukova.

Participaram com comunicações o Dr. João Neto, Diretor do Museu da Farmácia, que falou sobre “A Saúde como Primórdio da Felicidade”; o Prof. Paulo Alexandre Loução, integrante do Instituto Internacional Hermes, cuja apresentação foi “Virtude e contemplação em Aristóteles”; o Prof. José Carlos Fernández, Diretor da Nova Acrópole de Portugal que procurou responder à seguinte questão “«Categorias», de Aristóteles, ordem divina ou matemática do pensamento humano?”; e Severina Gonçalves, investigadora na área da saúde, cujo tema de apresentação foi “A excelência (aretê) e a saúde para Aristóteles: o natural e o autêntico”.

dmf_lisboa
dmf_oeiras

Equipa de Redação da Nova Acrópole de Lisboa
CS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *